Todos, sejam compradores, vendedores, comerciantes ou gerentes, estão sem tempo neste mundo tão corrido. Ninguém tem tempo a perder ao fazer negócios e, como vendedor, você certamente não quer perder horas em um projeto ou em um cliente em potencial que provavelmente não lhe dará retorno algum.
Aqui estão algumas dicas simples para você incorporar em sua rotina diária para ajudá-lo a vender mais em menos tempo.
1. Dê o ponto de partida.
Alguns acreditam que quanto mais cedo você entrar em contato com um cliente em potencial, maior será a probabilidade de ele se tornar um cliente. Os períodos de atenção são curtos atualmente, então você precisa se mover o mais rápido possível.
Avalie o nível de envolvimento da pessoa e veja o quanto ela avançou. A pessoa acabou de se inscrever para obter mais informações em seu site? Ou o cliente em potencial entrou em contato para saber mais de seus produtos e serviços? Venho por indicação?
Entenda como e por que a pessoa veio interagir com você. Quando você faz uma chamada, coloque as coisas no contexto. Ao tornar a primeira chamada relevante e oportuna, você terá uma conversa mais significativa.
2. Evite clientes desmotivados.
Não se aproxime daqueles que não estão prontos. Você é o melhor juiz para saber quem está realmente pronto para assumir um compromisso e quem está apenas fazendo compras. Se você acha que alguém tem pouca ou nenhuma intenção de comprar alguma coisa, mova essa pessoa para sua lista de marketing. Se a pessoa demonstrar interesse genuíno mais tarde, você poderá entrar em contato novamente.
3. Aproveite as oportunidades.
Os tradicionalistas dirão que ligar para alguém depois das 17h é inapropriado e ligar antes das 10h é rude. Mas existe um código 9 às 17h estrito no mundo dos negócios de hoje?
Depois de começar a interagir com um cliente potencial, você terá uma ideia de quando ele estará livre para falar e com o melhor estado de espírito para ter uma conversa que causará impacto.
Agende suas ligações de acordo com o seu tempo. Ele ou ela apreciará se você ligar em um momento conveniente e assim terá a atenção da pessoa para compartilhar mais coisas antes de encerrar.
4. Qualifique seus leads.
Só porque uma pessoa compartilhou detalhes de contato com você, não significa que ela se qualifique como um líder de vendas. Tenha cuidado antes de morder a isca. Pular etapas do processo de venda resultará em perda de tempo, recursos e energia. Então responda as perguntas:
Budget: O lead tem dinheiro suficiente para comprar seu produto ou serviço?
Autoridade: essa pessoa tem autoridade para tomar uma decisão de compra?
Necessidade: ele ou ela tem uma necessidade genuína do seu produto ou um problema que seu produto pode resolver?
Cronograma: ele especificou um prazo desejado para fazer uma compra?
Faça outras perguntas para determinar se uma pessoa se qualifica como um líder real. Avalie o humor geral de sua empresa ou quaisquer relacionamentos internos que possam influenciar uma decisão de compra. O método BANT geralmente ajuda a determinar se vale a pena perseguir a pista desde o início.
Se você quer ter leads mais qualificados conheça a melhor plataforma de qualificação de leads e tenha em mãos as informações corretas e otimize seu tempo no momento da sua prospecção.
5. Planeje os próximos passos.
Você não fechará negócios sem fazer o acompanhamento. Já que o acompanhamento fará parte da sua rotina diária, por que não planejar com antecedência? A pior maneira de começar o dia (e a melhor maneira de perder tempo) é chegar ao trabalho de manhã e tentar descobrir para quem ligar e o que dizer.
Ao planejar para quais pessoas ligar de volta e agendar acompanhamentos automatizados, você pode eliminar a dor de cabeça de procurar números e informações. E se você registrar suas ligações e fazer uma anotação rápida sobre o que foi discutido, você saberá exatamente onde parou para evitar a repetição e se concentrar apenas no que fará o negócio avançar.
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