O modo como nos relacionamos com as marcas mudou, o mundo digital passou a induzir e transformar o comportamento do consumidor e com isso criou novos desejos.
Não adianta mais oferecer um combo com “eu sou o melhor produto” ou “eu tenho mais experiência de mercado” ou até “eu tenho o melhor preço”.
Gestor, acredite: Tratar os anseios do consumidor é o novo caminho.
Por mais que se persiga a perfeição na entrega de um serviço ou a excelência processo de fabricação de um produto, as coisas não funcionam mais como antes no mercado de facilities.
Por isso, fazer uma análise profunda do mercado de atuação é fundamental para quem deseja empreender.
Por isso separei aqui 4 pontos que sempre levo em consideração quando estou analisando algum mercado:
1 – TAM (Total Addressable Market): qual o tamanho do mercado? É um mercado grande o suficiente? Artur Grynbaum, CEO da Boticário, disse que antes de iniciar a marca “Quem disse Berenice”, constatou através de pesquisas, que o mercado de beleza no Brasil movimentava US$ 30 bilhões por ano – era um mercado enorme.
2 – Potencial de crescimento: qual a perspectiva de crescimento do mercado? Tem espaço para crescer ou é mais provável que fique estagnado? Dependendo da tendência de crescimento, nem vale a pena ir em frente.
3 – Número de concorrentes: ok, o mercado é grande, está crescendo, porém está lotado de concorrentes. Ou pior: concorrentes gigantes brigando por market share. Isso também é muito importante avaliar.
4 – Pontos fortes da sua empresa: qual o seu diferencial competitivo? O que você faz melhor que os seus concorrentes? Pense em como você vai dificultar a vida dos seus competidores.
Se você ainda não fez uma análise mais detalhada do seu mercado, aconselho que faça o quanto antes, e o mais importante:
Marketing e tecnologia devem andar lado a lado.
E por fim, lembre-se e repasse isso ao seu time, gestor:
O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia…
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Vem comigo e vamos dominar esse mercado, juntos!
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